SEJA UM DOS NOSSOS AMIGOS, NESTA CORRENTE DO BEM.

segunda-feira

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA ?

Ontem estava em casa 20:30 da noite e derrepente me veio a idéia de ir ao cinema chamei minha mulher que aceitou a sugestão, e então me perguntou, o que está passando?

Disse não sei, mas este horário deve ser algo para adultos, bem lá fomos nós, lá chegando vimos o cartaz do espetacular Homem-aranha “vamos ver já estamos aqui”.
No princípio do filme já me chamou a atenção a velha e cansativa fórmula americana, do jovem nerd humilhado pelos caras que quase sempre são jogadores do time de futebol, ou seja, os mais populares da escola, esnobado pelas meninas mais lindas, chamado de estranho etc..
Até que consegue uma fórmula mágica ou no caso um inseto que lhe pica dando-lhe uma nova perspectiva de vida, força, popularidade, imortalidade, e as gatas mais lindas da escola, se tornando assim um modelo a ser seguido, politicamente correto. Que pai não adoraria ter um filho assim? Pena que quase sempre os super heróis não tem família e não possuem bases sólidas em que se espelhar, vivem em um mundo à parte tendo que abrir mão do normal para ser imortal.
Você deve estar se perguntando, o que este cara foi fazer em uma sessão de cinema para adolescentes?
Bem senhoras e senhores, uns dias atrás respondi uma enquete no site Terra que queria saber a opinião das pessoas a respeito da ligação dos filmes violentos e a violência na sociedade, e até aquele momento a grande maioria das pessoas tinha votado que SIM, os filmes violentos induzem  sim as pessoas a condutas violentas.

A questão é: Quem a mídia está induzindo a violência? A juventude de classes mais baixas sujeitas a todo tipo de humilhação por causa da sua aparência, classe social, religião, cor, são os que tem respondido ao chamado da imortalidade através de atos monstruosos.

 Outro dia vi a chamada de um filme sobre o Massacre de Columbine.


 Nós sabemos a condição espiritual que estes dois garotos de 18 e 17 anos respectivamente devem estar, mas para a juventude que ficou, um filme independente da mensagem, é trofeu, é isto que eles queriam.

No filme Batman, O cavaleiro das trevas 2, um jovem herói mascarado combate os mais variados mascarados no intuito de sempre salvar a sociedade de um mal maior.

Recentemente um outro massacre foi perpetrado em nome deste filme em que informações dão conta de que o jovem disse ser o coringa, arqui rival do Batman.
Quando era criança neste país de terceiro mundo e  lia gibis do Homem Aranha, Super Homem, ouvia minha mãe contar a história da Branca de Neve, Alice no país das maravilhas e várias outras histórias infantis pra gente dormir, nem imaginava que meu filho de cinco anos presenciaria o fim da fantasia infantil.

Vejam bem apenas alguns exemplos:

 A bizarra versão de Alice no país das maravilhas, é de assustar não nos remete a nada, a não ser terror.




















A não menos bizarra Branca de neve e o caçador, onde a bruxa linda e sedutora, coloca a mocinha ou seja a Branca de Neve em último plano na história.


No Japão um número cada vez maior de pessoas fogem da própria vida e imagem buscando viver como super heróis dos desenhos animados os chamados Cosplay.


Nos Estados Unidos pessoas se fantasiam de super heróis para patrulhar as ruas, tomando as leis nas próprias mãos, podendo ferir e serem feridos esnobando as instituições estabelecidas.

 O que está acontecendo Senhoras e Senhores? Esta fuga da realidade não tem nada a ver com o cinema e a televisão? Tem sim, as referências saudáveis de uma criança passam por todos os meios de comunicação que ela neste mundo de provas e expiações tem de conviver.

Daqui a pouco vamos chegar no hospital e o médico vai pular pela janela para salvar alguma donzela indefesa e vamos ficar pra morrer, pode parecer piada, mas não é, o espetacular e humilhado Homem Aranha, Batmam o Cavaleiro das Trevas, dão o tom desta epidemia de imortalidade do mal buscada pela nossa juventude.

Mas de uma forma estranha eles tem razão, vão descobrir que a morte realmente não existe e que a busca deles pela imortalidade na memória dos homens será o grande tormento que os acompanhará em suas inúmeras encarnações em busca da consciência que lhes faltou nesta vida.


Rodrigo Soares, espírita.


2 comentários:

  1. Anônimo15:19

    MUITO BOA ESTA VISÃO, PARECE UM CNLUIO DO MAL NO INTUITO DE ACABAR COM AS DOCES ILUSÕES DO BEM QUE POVOAM NOSSA INFANCIA, TEMOS QUE FICAR SEM PRE ALERTAS, O MAL PROCURA SEMPRE ACABAR COM NOSSAS REFERENCIAS DO BEM.

    PARABENS MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo22:54

    Muito bom o artigo!
    retira o véu,e nos mostra que infelizmente já estamos habituados a violência por ser tão corriqueira nos dias de hoje.Nos esquecemos que ela pode ser transmitida dentro de nossas casas e pode influenciar maleficamente nossos filhos.

    ResponderExcluir

POR FAVOR, ANÔNIMOS NÃO.
IDENTIFIQUE-SE.