SEJA UM DOS NOSSOS AMIGOS, NESTA CORRENTE DO BEM.

sábado

OS VICIOS QUE DESTROEM LARES, NA VISÃO ESPIRITA..

 

A VISÃO ESPIRITUAL DOS VÍCIOS:
O espiritismo nos revela que o vício atinge o corpo espiritual, que é a matriz do corpo físico. Após o desencarne, advém a crise de abstinência como aconteceria no plano físico. Os vícios morais naturalmente também acompanham o homem no além-túmulo. Esclarece-nos o Mestre: “Escutai e compreendei bem isto: - Não é o que entra na boca que macula o homem; o que sai da boca do homem é que o macula. - O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; - porquanto do coração é que partem os maus pensamentos, os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos-testemunhos, as blasfêmias e as maledicências. - Essas são as coisas que tornam impuro o homem" ( S. Mateus, cap. XV, vv. 1 a 20.). Também observa: O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. - Não te admires de que eu te haja dito ser preciso que nasças de novo. (S. JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)
Por estas duas passagens, vemos que não é o corpo que torna o homem vicioso, é o espírito que reencarna com suas tendências, manifestando-as no decorrer da existência, e permanecendo com elas no modo em que estavam quando desencarnou.
Antes de tudo, poderíamos dividir os vícios em físicos e morais:
VÍCIOS FÍSICOS:
Glutonia, Tabagismo, Alcoolismo, Toxicomania e Sexolatria.( Responsável pelo fim das famílias no século XXI, as mulheres e os homens esquecem dos compromissos assumidos e correm atrás da ilusão, traindo a si, os parceiros e aos filhos que são quem mais sente a invigilância dos pais) junto do alcoolismo a sexolatria é responsável por grande parte do fim dos relacionamentos no inicio deste século.
VÍCIOS MORAIS:
Orgulho, Egoísmo, Maledicência, Inveja, Vaidade, Apego ao Poder, Ciúme, Avareza, Cupidez, Rancor, Vingança, Agressividade, Intolerância, Impaciência, Ociosidade, Negligência e etc.
Espiritualmente falando, podemos ver o que nossa alma, destinada pelo Criador para felicidade e a perfeição, perde nos estados viciosos:

VÍCIO:

— É um desforço
— Manifestação do primarismo
— Fonte de satisfação externa e finita
— Desagregam o perispírito
— Geradores de carmas negativos
— Sintonia com entidades viciosas / obsessoras
— Substitui Deus nos bons e maus momentos
VIRTUDE:
— É uma conquista
— Manifestação de conquista espiritual
— Fonte de satisfação interna e permanente
— Geram equilíbrio, luz e leveza ao corpo espiritual
— Mente interconectada ao Mais Alto
— Manifesta o sentimento da divindade existente no homem - FÉ
André Luiz passou pelo local aonde a alta densidade espiritual nos posiciona: o umbral. Cada emoção ou sensação abaixo produz uma massa energética de baixa qualidade que fica impressa no perispírito, e parte dela é expurgada nos locais de sombras - os umbrais - onde, enquanto a criatura não altera os pensamentos e sentimentos, é continuamente convidada a uma revisão íntima pelas vias evolutivas do sofrimento.
O que fazer? Todos temos vícios físicos ou espirituais. Todos somos mais ou menos egoístas e orgulhosos, rancorosos, etc... Esses sentimentos são os entraves para atingirmos o reino dos céus, interno e externo, prometidos por Jesus.
Parece que, quanto mais tentamos extirpar nossos defeitos, mais tenazes eles se tornam. Como muitos deles tem origem no instinto básico de preservação da vida, parece que reagem para não desaparecerem, autopreservando-se.
Deste modo, uma saída viável é focar nossos esforços em desenvolver dentro de nós virtudes, que são o contrário dos vícios. A aquisição de uma virtude acaba por "dissolver" nossos hábitos negativos, sem que sintamos que eles esmaecem nesse processo. Combater uma má tendência é difícil, pois nos concentramos nela, e focar nossa atenção em bons hábitos é a melhor maneira de deixar os vícios para trás.
Vejamos os bons hábitos:
Virtude: a antítese do vício
— Todos os hábitos que conduzem o homem ao bem;
— Atitudes positivas que geram bem a si e ao próximo.
Humildade
Modéstia
Sensatez
Companheirismo / renúncia
Beneficência
Perdão
Brandura
Paciência
Afabilidade / doçura
Abnegação
Responsabilidade

Sabedoria
Compaixão
Então? Vamos praticar?
Palestras Sociedade Bezerra de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POR FAVOR, ANÔNIMOS NÃO.
IDENTIFIQUE-SE.